Uma das áreas que vem tomando conta do mercado e crescido a cada ano é a Medicina Veterinária, e isso se dá por diversos fatores. Dentre eles: a expansão do agronegócio no Brasil.
Anualmente, milhares de profissionais se formam no país, porém, é comum que nem todos saem preparados para o mercado de trabalho. Nesse sentido, aprender como ser um veterinário bem sucedido pode te ajudar a se destacar em sua área de especialização.
Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Brasil é o país que mais forma profissionais para cuidados com os animais e, em 2020, totalizava 154,9 mil pessoas diplomadas.
Ao observar este número, é possível que você se pergunte: como ser um veterinário bem sucedido e se destacar no mercado? Este é um grande desafio e queremos te ajudar!
Pensando nisso, nós do Centro de Desenvolvimento da Medicina Veterinária preparamos este artigo para te mostrar algumas dicas valiosas para se destacar. Então, se você ficou interessado(a) neste assunto, continue a leitura deste artigo e saiba mais!
Se essa for a sua primeira visita ao blog do CDMV, saiba que temos uma preocupação com a sua formação e qualificação na área de cuidados médicos com os animais. Temos várias turmas com cursos de especialização, pós-graduação e também de atualização. Veja os próximos que serão ministrados e faça já a sua matrícula.
Como ser um veterinário bem sucedido: 5 dicas de ouro
Com a quantidade de profissionais formados todos os anos e com um mercado que está em constante crescimento e evolução, é necessário criar maneiras para se destacar e ter sucesso na carreira.
Pensando nisso, veja algumas dicas de como ser um veterinário bem sucedido. Coloque em prática e se destaque frente à concorrência!
Defina uma área de atuação
O primeiro passo para ser um veterinário bem sucedido é definir uma área de atuação, já que a própria Medicina possui diversas especializações disponíveis.
Inclusive, é possível trabalhar com as seguintes áreas e possibilidades:
- Produção e reprodução de bovinos;
- Criação, manejo e clínica para equinos;
- Animais pequenos;
- Animais silvestres;
- Diagnóstico por imagem;
- Responsável técnico por estabelecimentos;
- Indústrias de produtos de origem animal;
- Saúde pública; e
- Medicina veterinária intensiva.
Perceba que são muitas as possibilidades de áreas veterinárias a seguir, porém, para conseguir exercer a profissão da maneira mais assertiva possível, é essencial direcionar os seus esforços para um lugar.
Você pode atuar como um generalista, mas a especialização pode te consolidar como uma autoridade naquele tema, sendo este um fator relevante para diversos profissionais.
Se especialize
E por falar em especialização, essa é a nossa segunda dica de como ser um veterinário bem sucedido.
De modo geral, um curso de nível superior oferece uma gama de conhecimento teórico e prático, que capacita o graduado a atuar naquela área escolhida. Contudo, além da formação, a medicina veterinária permite ao profissional buscar uma especialização que o diferenciará no mercado de trabalho.
Desta forma, existem várias opções de especialização em veterinária, dentre elas:
- Residência em Medicina Veterinária, que tem o objetivo de preparar os acadêmicos recém-formados para o mercado de trabalho;
- Cursos de curta duração, que tem o objetivo de oferecer treinamento direcionado à uma área específica, sendo uma opção mais rápida e prática;
- Cursos de pós-graduação, que tem o objetivo de fornecer uma especialização completa, possibilitando o exercício da função de forma prática como especialista.
Confira aqui quanto é o salário de um médico veterinário
Invista em boas estratégias de marketing
Agora que já se decidiu por uma área de atuação e se especializou nela, é o momento de aprender uma nova dica de como ser um veterinário bem sucedido que é trabalhar o seu marketing!
Ao criar um negócio, como é o caso de uma clínica veterinária, e investir na sua formação, é necessário que as pessoas saibam das especialidades atendidas e dos seus diferenciais. No começo da sua carreira, o marketing mais forte será o boca a boca, que é quando um cliente indica o seu serviço para outro.
Com a internet, é possível dinamizar essa divulgação, fazer contatos e aparecer para o público que deseja atrair.
Por isso, é essencial o investimento no marketing digital, com produção de conteúdos relevantes para este público e assim criar autoridade. Você pode criar perfis nas principais redes sociais, ter um site e ainda aparecer em classificados online.
Mas claro: esteja atento às normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária acerca da publicidade na profissão.
Network é essencial
Ao falar em marketing, outra dica essencial de como ser um veterinário bem sucedido é fazer networking.
Conceitualmente, o network consiste em ter uma rede de contatos bem formada com o objetivo de trocar experiências e fortalecer conhecimentos.
Assim, um bom networking pode ser feito a partir de participação em eventos e palestras da sua área, tal como participando de fóruns e interagindo com outros profissionais na internet, criando uma rede forte e com os mesmos objetivos.
Estabeleça um diferencial
Não tem como fugir: para se destacar no mercado, é necessário ter um diferencial, criando o que chamamos de vantagem competitiva.
Assim, o seu diferencial pode ser a sua pós-graduação ou especialização, tal como equipamentos modernos, atendimento humanizado e de valor, sendo reconhecido como autoridade e referência no mercado.
Por isso, é importante destacar que é necessário avaliar o seu negócio local e os seus concorrentes, observando assim o movimento do mercado e como poderá se posicionar e conseguir atrair a atenção para sua atuação.
De modo geral, saber como ser um veterinário bem sucedido, irá te ajudar a pensar de forma estratégica e fora da caixa, estabelecendo vantagem competitiva e se diferenciando da concorrência.
Se você ainda não sabe qual área seguir, veja aqui alguns cursos de atualização que preparamos e tente escolher a sua especialização.
Além de mostrar como ser um veterinário bem sucedido, nós também apresentamos outras dicas legais em nossas redes sociais. Siga nossos perfis no Facebook e Instagram e veja alguns conteúdos interessantes e informações sobre nossa agenda de cursos.