Com a atual demanda do mercado de trabalho por profissionais qualificados, o estudante deve estar preparado para os desafios constantes em sua profissão. Nesse sentido, se você ainda está na faculdade, é essencial que conheça os cursos para estudantes de medicina veterinária.

Além de agregar valor à sua profissão, investir em especializações na carreira de medicina veterinária se tornou uma necessidade. Visto que existe uma competição muito mais acirrada por cada oportunidade no mercado e essa qualificação pode fazer a diferença, se destacando entre os seus concorrentes.

Dessa forma, fazer cursos de atualização (ou até uma pós-graduação) é uma ótima opção para se valorizar, aumentar o seu nível de informações e ainda agregar diferenciais ao currículo, além de ampliar o seu campo de atuação.

Reunimos aqui neste artigo da CDMV algumas dicas de cursos para que você, estudante ou formado em medicina veterinária, possa melhorar seu currículo e complementar seus conhecimentos. Boa leitura!

Dicas de cursos para estudantes de medicina veterinária

Se o seu desejo é se destacar no mercado de trabalho, existem diversos cursos para estudantes de medicina veterinária que vão ampliar as suas possibilidades de atuação, sendo ótimas opções para iniciar agora.

Escolha aquele que faz mais sentido com seus objetivos imediatos e de carreira e faça já a sua inscrição.

Farmacologia veterinária

A primeira opção de cursos para estudantes da área é farmacologia veterinária.

Neste curso você consegue ficar por dentro de um dos assuntos mais valorizados para a rotina de um médico veterinário.

Os fármacos veterinários são extremamente importantes para combater doenças, alergias, infecções, inflamações e problemas fisiológicos dos animais. Este conhecimento faz com que o profissional ajude a restituir a saúde dos bichos, promovendo o bem-estar.

Por meio do curso de farmacologia veterinária você terá acesso aos conteúdos relacionados às formas farmacêuticas, farmacodinâmica e farmacocinética, todas elas com o mesmo objetivo: promover a saúde dos animais.

Logo, você consegue entender mais sobre o descarte adequado dos fármacos, como confeccionar receitas e também a legislação que a rege.

Reprodução dos equinos

Mais uma opção dos cursos para estudantes de medicina veterinária que está em alta no mercado. A inseminação artificial nos equinos é uma das ferramentas mais poderosas utilizadas para a reprodução.

Nos últimos 10 anos, essas ferramentas têm sido uma das formas de conseguir preservar espécies e sexagens. Visto que, um dos pontos positivos para fazer esse curso é entender um pouco mais a respeito do desenvolvimento genético dos animais.

Ele é composto por aulas teóricas e práticas que ajudam a entender a metodologia utilizada para identificar quais são os animais que possuem características valiosas na reprodução e quais as etapas que devem ser seguidas.

Os conteúdos sobre avaliação e coleta do sêmen de garanhões também são abordados no curso de reprodução de equinos.

Microbiologia veterinária

Outra opção que não poderia ficar de fora da lista de cursos para estudantes de medicina veterinária é o de microbiologia.

Com ele, você consegue entender mais sobre as doenças infecciosas que acometem os animais, quais são os tratamentos, quais as consequências de não serem bem tratadas e diagnosticadas da forma correta.

Para que você se sinta ainda mais capacitado, o curso de microbiologia veterinária te ajuda a entender essas questões por meio de aulas teóricas e práticas, abordando as principais características das bactérias, quais enfermidades podem causar, suas resistências e como isolar os efeitos delas nos organismos.

Dessa forma, você se sente apto a diagnosticar infecções nos animais e fazer com que essas bactérias sejam tratadas e removidas do corpo, evitando grandes perdas.

Oftalmologia veterinária

Mais uma opção de cursos para estudantes de medicina veterinária que desejam agregar valor à profissão e ao currículo.

As doenças que envolvem a parte oftalmológica também podem afetar os animais, inclusive as mesmas que os seres humanos pegam.

Com isso, a intenção do curso de capacitação em oftalmologia veterinária é inovar nas técnicas de cuidado e prevenção com os olhos dos animais, promovendo o bem-estar e aumentando a qualidade de vida dos bichos.

Esse curso, além das aulas teóricas, também pode oferecer treinamentos práticos com casos clínicos onde os estudantes de medicina veterinária conseguem entender sobre a fisiologia e anatomia oftálmica, quais os fármacos utilizados e como tratar os problemas recorrentes nos animais.

É possível entender mais sobre os exames oftalmológicos e atuar no auxílio do médico veterinário no tratamento e identificação de doenças oculares.

Anestesia veterinária

Esta é mais uma opção de cursos para estudantes de medicina veterinária, além de ser uma das especializações mais conhecidas também.

A área de anestesia envolve diversas etapas do paciente. O exame prévio, antes mesmo da aplicação da anestesia no paciente, é uma das partes mais importantes do processo.

Em um procedimento cirúrgico, por exemplo, o anestesista e o técnico acompanham de perto toda a evolução do paciente e seu estado.

Além disso, o curso de anestesiologia de cães e gatos, possui aulas práticas, onde os procedimentos como entubação e administração de anestesia são apresentados e praticados, para que os estudantes se sintam capacitados a atuarem nessa área.

Essas foram algumas das opções de cursos para estudantes de medicina veterinária. Nesse sentido, a CDMV quer te proporcionar a experiência prática, que faz falta na sua formação em Medicina Veterinária, confira nossas próximas turmas e faça a sua matrícula!!!

Veja aqui também:

Curso Intensivo de Emergência e Urgência em Pequenos Animais

Estamos no Instagram. Siga o nosso perfil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *