Em algum momento você já deve ter ouvido falar da gripe aviária, da doença da vaca louca ou até mesmo da raiva canina. Elas são patologias que podem acometer diversos animais, desde os domésticos até os silvestres.

Se você iniciou os estudos em medicina veterinária e teve um contato inicial com o tema, é hora de aprender o que é a patologia veterinária e suas formas de tratamento.

No futuro, ao decidir por uma pós-graduação, você terá a oportunidade de se especializar na aplicação ou interpretação de exames em animais, indicar tratamentos. Existe também a chance de guiar a sua carreira no monitoramento de uma determinada patologia ou procedimento, como é o caso da biópsia.

Pensando nisso, o CDMV preparou este artigo para te explicar o que é a patologia veterinária e qual sua importância nos cuidados com a saúde dos animais. Boa leitura!

Caso você ainda não saiba, aqui no Centro de Desenvolvimento da Medicina Veterinária (CDMV) atuamos na qualificação de profissionais para atuar nos cuidados com os animais de diversos portes.

O que é a patologia veterinária?

A patologia veterinária é a área que vai tratar e estudar as doenças dos animais, sejam eles domésticos, de competição ou selvagens. Para que se possa fazer o diagnóstico das enfermidades e vírus diversos exames podem ser feitos.

O especialista em patologia veterinária também é responsável pela segurança alimentar de produtos derivados de animais. Ele faz estudos para diagnosticar e neutralizar zoonoses e outras contaminações que podem acontecer entre os produtores e a indústria.

O médico patologista, quando identifica que o animal está doente, deve impedir a comercialização de qualquer produto que tenha origem naquele rebanho e passará a investigar meios de tratamentos para tal problema. Neste caso, o profissional pode atuar na pecuária, na avicultura ou mesmo na vigilância sanitária.

Agora que já sabe o que é a patologia veterinária, entenda abaixo como ela se divide.

Patologia veterinária anatômica

A patologia anatômica verifica as peças cirúrgicas. Nesse caso, o objeto de estudo são os órgãos ou pedaços deles que podem estar contaminados.

Os exames são microscópicos ou macroscópicos e avaliam os níveis citológicos, moleculares e histológicos. Por meio dessas análises é possível identificar doenças.

Uma forma bastante conhecida sobre o que é a patologia veterinária anatômica é a biópsia. Nela, é retirada uma amostra do tecido ou célula a ser examinada e o diagnóstico é realizado em laboratório.

Outra possibilidade é analisar órgãos inteiros após serem removidos dos animais ou vindos de necropsias.

Para que seja feita a verificação da patologia, o profissional utiliza diferentes técnicas:

A escolha sobre o método a ser usado é feita pelo patologista conforme o tipo de órgão e análise a ser feita.

Patologia veterinária clínica

É nessa vertente que são feitos os diagnósticos das doenças a partir da realização de exames laboratoriais.

Os especialistas analisam fluidos corporais como sangue, urina e fezes para identificar mudanças no comportamento do corpo do animal ou possíveis infecções. Qualquer substância ou modificação nas células pode indicar anormalidades e deve ser estudada.

Esse procedimento todo faz parte da rotina do profissional pós-graduado em patologia veterinária. Cabe a ele ainda indicar o melhor tratamento para animais vivos ou formas de anular o problema em rebanhos, além de monitorar a evolução do caso.

Para que possa entender de forma mais simples o trabalho deste profissional, ao fazer um exame de sangue ou urina, dias depois você recebe os resultados, certo? Na veterinária, o patologista faz o mesmo tipo de avaliação, mas o paciente é o animal.

Qual é a importância da patologia veterinária?

Como comentamos na abertura deste conteúdo, você tem ou pode ter tido um contato inicial com patologia durante a graduação. Se este for o caso, saiba que é uma área muito promissora e que permite atuar na iniciativa pública ou privada, em laboratórios e em diversas outras opções.

Se você já se formou e considera fazer uma especialização na área, este texto em que explicamos o que é a patologia veterinária serve como um resumo e um ponto de partida para direcionar a sua decisão.

Temos aqui no CDMV uma série de especializações disponíveis. Verifique a disponibilidade de local e horário e faça já a sua pós-graduação.

Você pode, também, seguir nosso perfil no Instagram para ficar por dentro dos novos conteúdos que criamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *