Você passou a considerar essa graduação como algo relevante para construir uma carreira profissional, mas não sabe direito quais são as áreas de atuação do médico veterinário?

Neste artigo, abordaremos esse assunto para te ajudar na definição do curso, com alguns detalhes sobre animais de pequeno e grande porte.

Medicina veterinária é uma profissão bem ampla que traz muitas oportunidades. Se você deseja seguir essa carreira profissional, é importante avaliar as áreas que poderá atuar.

Algumas pessoas seguem a carreira científica no estudo de doenças e novos tratamentos, outras atuam em laboratórios, enquanto que alguns profissionais abrem suas clínicas ou vão para cuidados com animais silvestres.

Deu pra entender o quão ampla é a área de atuação do médico veterinário?

Aqui na CDMV temos diversos cursos que atuam como apoio profissionalizante, outros treinamentos para atualizar quem já é graduado ou ainda diversas opções de pós-graduação. Com certeza, tem um que é ideal para você!

Descubra aqui quais serão os próximos cursos de atualização que serão ministrados!

Áreas de atuação do médico veterinário

Regulamentada no Brasil há mais de 50 anos, a área veterinária é seguida por profissionais que zelam pelo bem-estar animal, dos seres humanos e ainda por aqueles que desejam atuar na preservação do planeta.

Existem mais de 80 áreas de atuação do médico veterinário, opções variadas para construir carreiras de sucesso e alcançar os seus objetivos pessoais.

Área laboratorial

Uma das possibilidades de carreira é a laboratorial. Aqui, você pode trabalhar no tratamento de algumas doenças e também realizar testes sobre algumas patologias que envolvem os animais.

Os exames mais comuns dessa área são os de imagem e os de sangue, o que garante boa empregabilidade para quem se especializar.

Os veterinários que atuam em laboratórios conseguem investigar os problemas que aparecem nos animais. O principal objetivo é fazer com que a saúde deles seja restaurada sem que nenhum efeito colateral se perpetue.

Depois que o veterinário da clínica solicita os exames ao laboratório, eles são realizados e as análises são feitas pelo profissional que atua na área laboratorial. Além disso, as condições do animal são descritas por ele no resultado da análise.

Clínicas e cirúrgicas

Dentre as áreas de atuação do médico veterinário, uma boa oportunidade é o atendimento em clínicas de todo o país.

Ela foca nos cuidados dos animais tanto em lugares especializados quanto em casa. Aqui, o médico veterinário identifica, analisa, faz a prescrição dos medicamentos e trata das patologias dos bichos.

O principal objetivo é manter a saúde dos animais em dia e fazer com que o bem-estar seja restaurado.

As clínicas também são procuradas para os exames de rotina dos animais, tratamentos, acompanhamento, urgências, testes de doenças, vacinas e pronto socorro.

Nas clínicas e hospitais especializados em animais, as cirurgias também podem acontecer.

Todos os animais podem passar por uma cirurgia em algum momento de suas vidas, desde que os locais tenham os aparelhos necessários para isso.

Área da anestesia

Essa é mais uma das áreas de atuação do médico veterinário. O anestesista não atua apenas nos procedimentos cirúrgicos, mas também pode ser chamado para acalmar os animais em algumas situações.

Algumas vezes, cachorros de grande porte precisam ser domados para que alguns procedimentos sejam feitos, por exemplo.

As anestesias podem ser usadas em animais de:

O veterinário anestesista sabe exatamente qual a dosagem certa para cada tipo de animal, segundo seu peso, altura e porte.

Além disso, ele também atua no acompanhamento pós-cirúrgico ou então assim que um animal domado esteja voltando para a sua consciência.

Essa área é ideal para as pessoas que gostam de estudar sobre a bioquímica dos animais e suas reações. O especialista acompanha os bichos em diversos processos até a sua completa recuperação.

Pesquisas científicas

Quando a gente se propõe a fazer o que ama, a vontade de estudar é ainda mais aflorada, não é mesmo?

Entre as áreas de atuação do médico veterinário, essa talvez seja a que exigirá mais estudos.

O profissional focado em pesquisa contribui com a ciência para encontrar maneiras de garantir a saúde por meio dos tratamentos dos animais.

Para atuar nessa área, uma dica é fazer pós-graduação e continuar no ambiente acadêmico.

Existem muitos institutos voltados para as pesquisas dos animais, principalmente nos selvagens e em sua segurança.

Nesses locais, alguns exemplos de pesquisas podem estar relacionados a maneiras de evitar a extinção de espécies, na sua soltura, reprodução ou captura, por exemplo.

Na área de pesquisa também é possível trabalhar na criação e desenvolvimento de novos medicamentos, de exames mais eficazes e também em maneiras de desenvolver melhor os produtos do mundo pet.

Especialização em farmácia

Outra área de atuação do médico veterinário é a farmácia. Diversos medicamentos que foram desenvolvidos para os seres humanos não podem ser utilizados nos animais.

Com isso, essa área foi desenvolvida e criada para que as doses certas fossem aplicadas nos animais sem que houvesse prejuízos à sua saúde.

O médico veterinário atua na produção, avaliação e análise dos medicamentos. Todos os remédios vendidos em farmácias especializadas para os animais precisam ser assinados por um profissional da área.

Existem diversas outras áreas de atuação que um médico veterinário pode seguir dentro da profissão. Como dissemos, são diversas oportunidades caso você decida seguir nesse ramo.

Além dessas acima, oftalmologia, fisioterapia e nutrição também oferecem boas oportunidades para o graduado em veterinária.

Estamos no Instagram. Siga o nosso perfil!

Se você for novo por aqui, saiba que este blog é mantido pela CDMV, uma escola de veterinária que surgiu na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro) e já formou mais de 2.500 alunos para cuidar do bem-estar animal.

Depois de mostrar aqui algumas opções de áreas de atuação do médico veterinário, sempre disponibilizamos informações importantes para toda a comunidade, lançamos novos cursos de livre e pós-graduação, além de expandir nossas operações para outras regiões do Brasil.

Vamos te ajudar a ser um profissional de sucesso na sua área!

Leia também: O que faz um auxiliar de veterinário?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *