Sabemos que escolher uma profissão e qual faculdade para obter a formação não é uma tarefa muito fácil. Porém, se você deseja ingressar em uma universidade, é importante saber quanto tempo dura um curso de Veterinária, modalidades e conteúdos que serão encontrados na grade.

Dessa forma, se você deseja cursar Medicina Veterinária, saiba que irá dedicar 05 (cinco) anos aos seus estudos, mas que ao final sairá com um diploma do tipo bacharelado na área.

Se você ainda busca informações para sustentar a sua escolha e uma das dúvidas é sobre quanto tempo dura um curso de Veterinária, a CDMV preparou este artigo para te ajudar. Boa leitura!

Caso você ainda não saiba, aqui na CDMV atuamos na formação e qualificação de profissionais para atuar nos cuidados com os animais. Além disso, contamos com cursos de atualização para Médicos Veterinários e Acadêmicos de Medicina Veterinária.

Descubra aqui quais serão os próximos cursos livres que serão ministrados!

Perspectivas do mercado de Medicina Veterinária

Antes de te contar quanto tempo dura um curso de Veterinária, saiba que esse é um mercado crescente e que está em busca de especialistas a cada ano, já que os bichinhos passaram a fazer parte da composição familiar de muitos brasileiros.

No ano de 2020, foi registrado um aumento de 13% no setor veterinário, fazendo com que a demanda por especialistas crescesse, por conta da quantidade de cães e gatos no Brasil.

No mesmo ano, foram contabilizados um total de 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos, além de um faturamento de R$ 36 bilhões no segmento veterinário.

Além disso, o próprio Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) contabilizou um aumento de profissionais da área entre os anos de 2017 a 2020, o que demonstra a importância de especialistas no mercado.

De um lado, estes dados demonstram um grande número de profissionais formados em Medicina Veterinária. Do outro, o mercado tem buscado especialistas que atuem em áreas como:

Saiba agora quais são as demais áreas de atuação do médico veterinário!

Quanto tempo dura um curso de Veterinária?

Primeiramente, é importante compreender que todos os cursos superiores brasileiros são regulamentados e certificados pelo Ministério da Educação (MEC), que propõe a carga horária mínima e grade curricular do curso em questão.

Assim, a duração do curso de Veterinária é de 05 (cinco) anos de estudo, já que o MEC exige, no mínimo, 4.000 (quatro mil) horas de aulas, contando a carga horária de estágio supervisionado.

Para aqueles que não tem disponibilidade de tempo, é completamente possível fazer um curso tecnólogo superior, e uma das perguntas que mais surgem sobre ele é exatamente quanto tempo dura um curso de Veterinária nesta modalidade.

Nesse sentido, o curso Técnico em Veterinária possui a duração média entre 02 (dois) e 03 (três) anos, e também é de nível superior.

Além disso, o curso de Veterinária pode ser encontrado nas modalidades presencial, semipresencial e à distância (EAD).

Cursos na área de Veterinária

Para esclarecer sobre quanto tempo dura um curso de Veterinária e a profissão, faremos um breve resumo sobre a área e suas atuações.

O bacharelado em Medicina Veterinária possui a duração de 05 (cinco) anos e é voltado para a formação de profissionais que desejam trabalhar com animais de pequeno e grande porte, tal como suas áreas relacionadas.

Assim, um médico veterinário pode atuar em áreas como:

Para aqueles que desejam ir além, é possível escolher cursos de especialização voltados para a Veterinária, ampliando as opções de empregabilidade.

Assim, para saber quanto tempo dura um curso de veterinária, é importante observar qual a sua modalidade, se é tecnólogo ou bacharelado, pois a duração varia de acordo com a opção escolhida.

Um dos cursos de especialização que mais se destacam na área de Veterinária é o de Tecnologia em Laticínios, que possui a duração de 03 (três) anos e é voltado para a produção, beneficiamento e conservação do leite e seus derivados.

É importante lembrar que o Brasil é um dos 5 (cinco) maiores produtores de leite do mundo, sendo um mercado bastante amplo e com constante aumento na demanda.

Outro curso voltado para a área da Veterinária é o de Produção Pesqueira, que possui a duração de 02 (dois) anos e meio, voltado para a coleta, beneficiamento, armazenamento e comercialização de pescados.

Em todos os casos, os alunos estarão em constante contato com animais e com laboratório, desenvolvendo as habilidades e competências necessárias ao desempenho da profissão.

O que você verá ao longo do curso?

Dentro das 4.000 (quatro mil) horas a serem cumpridas no curso superior de Medicina Veterinária, você terá contato com as seguintes disciplinas e áreas:

É importante lembrar que o curso de Veterinária não se limita a trabalhar apenas com cães e gatos e, por isso, são realizadas aulas práticas em fazendas, laboratórios, indústrias, criadouros e abatedouros.

Em outras palavras: o curso de Veterinária passa longe do tédio e pode oferecer uma grande gama de áreas de atuação e oportunidades no mercado de trabalho.

Esperamos que todas as suas dúvidas sobre quanto tempo dura um curso de Veterinária tenham sido resolvidas e que você inicie imediatamente os seus estudos!

Que tal conhecer as opções de cursos livres disponíveis na CDMV, e já aprender a lidar com os animais, além de vivenciar a rotina clínica.

A CDMV também está nas redes sociais. Siga nosso perfil no Instagram e acompanhe as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *