Muito se discute a importância na escolha da área de graduação, seja pela afinidade, o amor ou até mesmo pelo salário, com isso, deixam de lado a qualidade da instituição. Entretanto, a escolha do local, onde realizará a sua formação, é tão importante quanto. Com isso, é ideal que você saiba qual é a melhor faculdade de veterinária do Brasil para ajudar na sua decisão..

A graduação padrão na área tem duração de 5 anos, fornecendo os conhecimentos necessários para habilitar profissionais a prestarem assistência cirúrgica e clínica a animais, além de preservar o bem-estar dos bichos.

E quer saber o que é mais legal? A CDMV dispõe de cursos livres, para o caso de você não ter esse tempo disponível no momento e queira testar a atuação em alguma área específica desta nova profissão. Assim, poderá lidar com os animais e vivenciar a rotina clínica.

Além disso, para te auxiliar na conquista dos seus objetivos profissionais, reunimos aqui neste artigo da CDMV uma lista com as melhores universidades brasileiras que oferecem esse curso indispensável para quem sonha em ser veterinário. Boa leitura!

Como saber qual é a melhor faculdade de veterinária do Brasil?

Atualmente, existe uma série de critérios que avaliam a qualidade das instituições de ensino superior. Dentre as principais está a classificação do Ministério da Educação (MEC) em relação ao Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Conceito do Curso (CC) e o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Os aspectos mencionados acima recebem notas de 1 a 5, sendo 1 e 2 consideradas insatisfatórias, 3 e 4 satisfatórias e 5 excelentes.

Nesse sentido, o Ranking Universitário, realizado pela Folha de São Paulo desde 2012, pode fornecer preciosos insights sobre o desempenho da instituição nos quesitos inovação, mercado de trabalho, internacionalização, qualidade de ensino e pesquisa científica.

Analisamos todos esses índices e organizamos a lista abaixo para ajudar você a escolher a melhor faculdade de veterinária do Brasil.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Nota 5 no CC e 4 no ENADE e CPC, o curso de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é oferecido na cidade de Porto Alegre.

Além das boas notas recebidas pelo MEC, o curso de medicina veterinária da UFRGS foi considerado um dos 150 melhores no mundo pelo levantamento Shanghai Ranking Global Ranking of Academic Subjects 2021.

A pesquisa avaliou cursos de 54 áreas de conhecimento em mais de 4 mil universidades de 93 países.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

O curso de veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é o mais tradicional e antigo de todo o país.

A tradição associada ao interesse por inovação garante um lugar de destaque para a UFRRJ na lista que elaboramos sobre a melhor faculdade de veterinária do Brasil.

A nota 4 da instituição nos quesitos CC, CPC e ENADE reforça a qualidade do curso oferecido na cidade de Seropédica.

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

O curso de graduação em medicina veterinária da UFSM recebeu nota máxima no ENADE e nota 4 nos critérios de CC e CPC.

Ele é ofertado no campus Camobi semestralmente no período diurno e apresenta a duração tradicional de 10 semestres.

Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Ocupando a quinta posição de melhor faculdade de veterinária do Brasil está a UFLA, que recebeu nota 5 no critério CC e nota 4 no ENADE e na avaliação do CPC.

O curso de veterinária na universidade federal mineira tem regime de ingresso semestral por meio do SISU e é realizado em período integral.

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Nota máxima no ENADE e nota 4 nos aspectos CC e CPC, o curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Viçosa existe desde 1976.

Para ingressar, é necessário realizar o ENEM e se cadastrar no SISU a fim de pleitear as vagas no curso ofertado no campus Viçosa.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A nota mais recente atribuída pelo MEC ao CC e o resultado do ENADE foi 5, indicando a excelência acadêmica do curso oferecido pela UFMG desde 1932.

O índice CPC, nota 4, também é positivo e assegura a terceira posição da universidade mineira no Top 3 melhor faculdade de veterinária do Brasil.

O curso é ofertado apenas no período diurno e tem como forma de ingresso a classificação no SISU, baseada na nota obtida pelo aluno no ENEM.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Com notas máximas no ENADE e CPC avaliados em 2019, a UNESP é destaque na área de medicina veterinária, assim como em numerosas outras áreas do conhecimento. 

O curso tem duração de 10 semestres e fornece aos alunos recursos como laboratórios de diferentes áreas e fazendas experimentais.

Quem desejar ingressar na universidade para graduar-se como veterinário deve escolher entre as unidades de Jaboticabal, Botucatu e Araçatuba, todos oferecem o curso em período integral.

Universidade de São Paulo (USP)

Fechando a nossa lista, a melhor faculdade de veterinária do Brasil é a Universidade de São Paulo (USP).

Ministrado nos campi de Pirassununga e São Paulo, o curso de medicina veterinária da USP tem a FUVEST como forma de ingresso.

Além de liderar o ranking mais recente da RUF, o curso de medicina veterinária da USP teve sua qualidade atestada internacionalmente pelo levantamento Best Global Universities 2022 que analisou 1.750 universidades de mais de 90 países.

De acordo com a pesquisa, os cursos das áreas de Botânica e Veterinária da universidade garantiram a 16ª posição na lista dos 100 melhores.

Esperamos que a nossa lista ajude você a decidir qual é a melhor faculdade de veterinária do Brasil para realizar seu sonho de se tornar um médico veterinário. Do mesmo modo, a CDMV dispõe de dezenas de opções de cursos práticos, para você se desenvolver profissionalmente.

Veja aqui também:

Pós-Graduação em Cirurgias de Tecidos Moles em Pequenos Animais

Estamos no Instagram. Siga o nosso perfil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *