Segundo pesquisa conduzida por acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a síndrome do abdome agudo é a principal causa de morte em equinos. As razões são muitas, mas estão frequentemente associadas com o incorreto diagnóstico e tratamentos inadequados.
A partir dessa realidade, é imprescindível que profissionais da medicina veterinária saibam como diagnosticar e tratar patologias em cavalos, especialmente aquelas que causam a síndrome do abdome agudo (nome pelo qual a cólica é referida nos espaços de estudos).
Por causa da importância do tema, vamos aprofundar as explicações para que você entenda o que causa cólica em cavalos. Nesse texto recordaremos um pouco sua definição, maneiras de descobrir a causa das dores, quais são as principais patologias responsáveis pelos sintomas e como os tratamentos podem ser administrados.
Confira até o final e tire suas dúvidas sobre esse tema tão importante!
Se você pretende se especializar nos cuidados com os cavalos, queremos convidá-lo a conhecer o curso de clínica de equinos, criado pelo CDMV. Ele mescla conteúdos práticos e teóricos.
O que é a cólica equina?
De maneira bastante simplificada, antes de falarmos o que causa cólica em cavalos, vamos entender do que ela se trata.
A cólica é uma dor abdominal aguda. Essa condição se apresenta em diversas espécies, incluindo os seres humanos, mas traz características próprias quando acontece no organismo dos equinos. O desconforto indica que há algo errado.
Em todos os casos, o problema estará no aparelho digestivo do animal. Por se tratar de uma condição debilitante, é comum que os cavalos apresentem mudança de comportamento, o que leva à diminuição de performance.
Embora cavalos estejam entre os animais mais resilientes, eles também estão entre os mais suscetíveis à síndrome do abdome agudo. Quando começam a dar coices, deitar (e levantar logo em seguida), raspar o chão, rolar e sapatear, um veterinário deve ser buscado imediatamente.
Principais tipos de cólicas em cavalos
Para saber o que causa cólica em cavalos, é importante considerar que há mais de um tipo. Ela pode estar relacionada a diferentes fatores como a alimentação (seja ela inadequada, de baixa qualidade ou por mudanças), baixa ingestão de água, estresse e problemas gástricos diversos. Características genéticas também podem estar envolvidas. Ou seja: as causas são muitas!
Abaixo, nós listamos as 5 principais, embora elas não sejam as únicas. O correto diagnóstico é feito a partir das informações cedidas ao profissional da veterinária, bem como com a realização de exames clínicos, como é o caso do ultrassom abdominal.
Entenda o que causa cólica em cavalos
Para saber a origem desse problema é preciso considerar que os motivos mais comuns são esses que selecionamos abaixo, mas ainda pode ser outro. É muito importante trabalhar com todas as possíveis hipóteses no momento do diagnóstico.
Confira abaixo os motivos mais comuns da síndrome do abdome agudo em equinos.
Cólica por gases
O primeiro motivo que vamos abordar sobre o que causa cólica em cavalos é, como o nome sugere, a que se origina devido ao acúmulo de gases em partes do sistema gastrointestinal.
Por consequência do seu estiramento, o intestino grosso costuma ser o mais afetado por fermentações indesejadas, as quais levam às dores.
Cólica parasitária
A cólica parasitária é a consequência da obstrução do intestino por um número elevado de parasitas.
É importante que os responsáveis pelos cuidados prestem atenção nos sintomas, já que a presença de agentes parasitários é algo frequente em equinos e pode ser o que causa cólica em cavalos.
Deslocamento ou torção gástrica
O deslocamento e a torção gástrica estão relacionados, mas não são a mesma coisa. Quando o intestino do cavalo desloca-se de maneira anormal, podem surgir dores abdominais.
É possível também que esse deslocamento leve à torção gástrica, o que piora o desconforto e exigirá um tratamento mais complexo.
Cólica de impacto ou cólica por compactação
Fibras são importantes para a alimentação dos cavalos, mas o seu excesso pode causar algumas complicações, como a cólica de impacto (ou cólica por compactação).
Ela ocorre quando o sistema digestivo do animal não é capaz de digerir completamente este alimento e por isso aparece entre as opções do que causa cólica em cavalos.
Cólica espasmódica
Esse tipo de problema acontece quando existe um acúmulo de gases no aparelho digestivo do cavalo.
Como consequência, as contrações intestinais aumentam, o que leva ao aparecimento das dores abdominais e demais complicações.
Como diagnosticar e tratar a cólica em cavalos?
Os tratamentos para a cólica em cavalos estão necessariamente associados ao correto diagnóstico.
Ou seja, é preciso que o profissional que está cuidando da saúde do animal identifique o que causa cólica em cavalos para só então sugerir e iniciar o tratamento.
Isso acontece porque a cólica tem uma origem primária, de acordo com os diferentes tipos mencionados no tópico anterior. A causada por gases poderá ter indicação de tratamentos (seja remédios ou procedimentos) diferentes daquela originada por parasitas.
O adequado diagnóstico considera todas as características apresentadas pelo equino a partir da observação e da realização de exames. É importante que os cuidados sejam aplicados rapidamente, já que o comprometimento do sistema digestivo pode levar o animal a óbito.
Dentre as principais possibilidades de tratamento, podemos mencionar medicamentos (como fármacos para combater os agentes parasitários), terapias e procedimentos cirúrgicos. Esse último é especialmente realizado em casos de cólicas por torção gástrica.
Além das possibilidades associadas com a resolução do problema que causa a cólica, é preciso também estar atento ao controle da dor. Aspectos como o transporte e a administração do tratamento se tornam mais difíceis quanto o cavalo está sentindo dores.
Levando em conta a prevalência da cólica como causa de morte de equinos, compreender todos os aspectos relacionados à condição é de extrema importância. Quando o correto diagnóstico é feito, tratamentos mais eficazes garantem maiores chances de sobrevivência.
Se ainda não iniciou a sua graduação, mas deseja ter contato direto com estes animais, o curso de auxiliar veterinário pode ser suficiente para iniciar a sua carreira.
Veja também: Dicas de cursos para quem deseja trabalhar com cavalos