Quando você está estudando, a teoria é totalmente importante. Mas muitas coisas na vida são aprendidas de fato quando colocadas as mãos na massa. Por isso, quando se trata de faculdade e carreira, existem os estágios: uma atividade fundamental para a formação acadêmica e profissional, independente da área.
Aprender na prática sobre os cuidados com os animais, como lidar com o emocional de seus tutores e outros detalhes do dia a dia do profissional é um processo que incentiva diversos estudantes a entender como funciona e como conseguir estágio em veterinária.
Sendo uma profissão em constante crescimento no mercado, a medicina veterinária traz inúmeras oportunidades para o estudante em formação. Para você que deseja iniciar a sua jornada profissional, vamos lhe ajudar a encontrar um estágio!
Caso esta seja a sua primeira visita ao nosso blog, saiba que somos o CDMV. O Centro de Desenvolvimento da Medicina Veterinária (CDMV) produz diversos cursos para profissionais em formação ou já graduados e que desejam se especializar em uma das diversas áreas dos cuidados com animais.
Entenda o que são estágios obrigatórios
Assim como em outras carreiras, o estágio em Medicina Veterinária é obrigatório. Cada instituição possui sua carga horária, que deve ser cumprida com essa atividade, para que o estudante obtenha o diploma.
Vale ressaltar que, muitos deles não são remunerados.
O estágio em veterinária pode ser feito em clínicas, laboratórios, departamentos públicos, hospitais e diversos outros estabelecimentos, desde que estes tenham um profissional capacitado e que o plano proposto seja validado pela universidade do aluno.
Em quais locais o estágio em veterinária pode acontecer?
Para você que deseja aprender como conseguir estágio em veterinária, vamos explicar como ele é e os departamentos em que ele pode ser feito.
Em muitos casos, principalmente em grandes hospitais ou em departamentos públicos, pode existir um processo seletivo para escolher os estagiários da medicina veterinária. Em outros casos, como clínicas menores ou até dentro da própria universidade, a seleção pode ser rápida e em poucas etapas.
Você pode considerar também a possibilidade de estágio em laboratórios, zoológicos, órgãos de inspeção e vigilância sanitária. Verifique também as vagas disponíveis em indústrias alimentícias, principalmente aquelas voltadas à alimentação animal.
Após entender como conseguir estágio em veterinária, veja as oportunidades disponíveis em:
- Clínica de pequenos animais;
- Clínica de animais silvestres;
- Clínica de animais de grande porte;
- Cirurgia;
- Saúde pública;
- Inspeção de alimentos;
- Produção e reprodução animal;
- Nutrição animal;
- Pesquisa.
A duração do estágio em veterinária dependerá, inicialmente, da carga horária obrigatória exigida no curso. Cada instituição estabelece uma quantidade de horas e você deverá cumpri-las de acordo com a sua disponibilidade.
Como é indispensável para a formação, alguns estudantes já procuram estágio a partir do segundo semestre.
Funções que podem ser executadas pelo estagiário
De modo geral e por ser o primeiro contato profissional com a área, o estagiário em medicina veterinária não pode executar atividades que sejam exclusivas do especialista, a menos que seja supervisionado durante os procedimentos. O principal objetivo é auxiliar, observar e treinar habilidades.
Os estagiário em veterinária auxiliam, normalmente, em:
- Anamnese: tipo de entrevista feita com o tutor sobre o animal;
- Exame clínico: aferição de temperatura e pressão, apalpação, verificação de mucosas;
- Preenchimento de prontuários e receituários, com supervisão;
- Pequenos procedimentos: coleta de sangue, auxílio na realização de ultrassonografias, citologias, aplicação de medicamentos, etc.
Como conseguir estágio em veterinária?
Agora que você já sabe as principais informações sobre esse tipo de emprego que, inclusive, pode não ser remunerado, mas é uma exigência para a conclusão do curso, é hora de apresentar algumas explicações sobre como conseguir estágio em veterinária. Veja dicas de como encontrar boas vagas!
Procure por conta própria
Você pode entrar em contato com clínicas e hospitais que são próximos a sua casa ou faculdade, demonstrando interesse e proatividade – habilidades essenciais para o seu desenvolvimento.
Outro espaço bom pra esse tipo de pesquisa é o LinkedIn: fazer conexões e conversar com profissionais que já atuam no mercado são uma boa opção para encontrar uma vaga. Eles precisam saber da sua existência e interesse em estágio na área veterinária.
Indicações
Conhece algum colega que está estagiando? Peça uma recomendação ou indicação. Essas formas ajudam na procura, já que os estágios são cíclicos e tem um certo tempo de duração.
Como mencionamos acima, contar com a ajuda de quem já está na área é ótimo caminho.
Conte com a ajuda da faculdade
O apoio da instituição de ensino é de grande importância – além de te incentivar nos estudos, a faculdade precisa ter programas e infraestrutura que facilitem sua entrada no mercado de trabalho.
Procure saber se sua faculdade oferece ou divulga vagas de estágio. É obrigação da universidade oferecer condições para os alunos terem experiência prática.
Converse com seus professores
Você já deve ter ouvido a frase “networking é tudo”, certo?! Ela realmente é real, e fazer boas conexões podem te ajudar. Conversar com um professor pode te ajudar a conseguir um estágio dentro ou fora da universidade.
Isso vale também para professores de outras instituições, mas que atuem na área que você deseja entrar. Invista em seu networking e poderá colher bons frutos.
Portais de vagas
Algumas empresas são especializadas na divulgação de estágios abertos para estudantes de medicina veterinária e vagas efetivas. Isso facilita a vida das instituições que precisam de um aprendiz ou fazer uma nova contratação.
Sites como CIEE, Nube e Vagas, por exemplo, possuem um bom engajamento nesse sentido.
Entenda a importância do estágio em sua formação
Como foi possível notar ao longo deste artigo sobre como conseguir estágio em veterinária, esta fase é única na formação do profissional, onde ele poderá colocar em prática o que aprendeu e aprende durante o curso, além de enriquecer seu currículo e abrir portas para oportunidades maiores.
Nesse caso, os principais benefícios para os estudantes são:
- Lidar com tutores e animais diversos;
- Identificar e diagnosticar patologias;
- Adquirir uma visão clínica mais apurada;
- Desenvolver habilidades exigidas pelo mercado;
- Melhora do raciocínio lógico.
Além de tudo isso, esse período te possibilita estar em uma clínica de atendimento exclusivo de pequenos ou grandes animais e, pela experiência ganha nesse espaço, você poderá ingressar como um profissional da área.
Essa trajetória é essencial para que você escolha sua área de interesse e seja um veterinário de sucesso.
Conte com o apoio do CDMV na sua formação. Sempre lançamos novos cursos livres, de atualização ou pós-graduação veterinária para capacitá-lo e ajudá-lo a ter uma carreira sólida na área escolhida.
Siga nosso Instagram e acompanhe diversas dicas e informações sobre novas turmas abertas!