Assim como acontece na medicina humana, as ciências que cuidam da saúde dos animais também se subdividem em especialidades. Essa separação existe pelos exatos mesmos motivos: permitir que conhecimentos direcionados sejam repassados de maneira focada.
A ciência avança diariamente na busca por melhores tratamentos contra o câncer, desde o seu diagnóstico. Esta área é uma especialização muito concorrida e desperta a curiosidade daqueles que ainda não se decidiram por uma pós-graduação. Por isso, saber o que é oncologia veterinária pode ajudá-lo nesta escolha.
A oncologia é uma especialidade presente tanto na medicina humana como veterinária. Dado o seu destaque nos cuidados com a saúde dos animais, nesse texto nós vamos falar sobre ela, o que trata, onde os profissionais trabalham e como aprendê-la.
Caso você esteja interessado em fazer uma especialização, mas não tenha decidido ainda a área, veja aqui as opções de pós-graduação veterinária oferecidas pelo CDMV. Atuamos na formação e qualificação de profissionais para atuar nos cuidados com os animais.
Entenda o que é oncologia veterinária
Similar à especialidade equivalente na medicina humana, essa é a ciência que estuda o aparecimento de tumores no organismo dos animais. Levando em conta a existência de um alto número de condições relacionadas ao câncer, a complexidade é alta.
É função do especialista em oncologia veterinária fazer o diagnóstico do câncer em pequenos animais e planejar o tratamento de acordo com as possibilidades de cada caso. Dentre os tipos de cuidados possíveis para a condição podemos citar a quimioterapia.
Cirurgias para a retirada de tumores em animais se beneficiam dos conhecimentos do oncologista veterinário, em trabalho multidisciplinar com outros especialistas. O objetivo é sempre salvar a vida do animal, assim como proporcionar melhora na sua qualidade de vida.
Embora a medicina veterinária tenha surgido no Brasil há quase um século, a oncologia tem origens um pouco mais recentes. Sua importância eclodiu a partir do aumento da expectativa de vida dos animais domésticos, os quais ficam suscetíveis ao aparecimento de tumores.
O que a oncologia veterinária trata?
Entre as principais causas de aparecimento de tumores em animais estão os fatores genéticos, a idade avançada, mutações celulares (por diferentes motivos) e como resultado de outras patologias.
Além de saber o que é oncologia veterinária, é importante entender que faz parte dessa especialidade lidar com sintomas associados à condição.
Os principais tumores que aparecem em animais domésticos são: mamários e ovários (mais frequente em fêmeas que não tenham sido castradas), câncer de pele e tumores cutâneos. Cada um deles requer um tratamento direcionado, de acordo com o quadro do paciente.
O diagnóstico do câncer por parte do oncologista veterinário é feito inicialmente a partir da observação dos sintomas descritos pelo tutor, os quais incluem: apatia, manchas na pele, nódulos, perda de peso, vômitos, diarreia e a presença de sangue na urina e/ou nas fezes.
Observadas essas características, são realizados exames clínicos. Assim como outras doenças, quanto mais cedo um tumor for identificado, maiores são as chances de sobrevivência.
Com tratamento adequado, o prognóstico do câncer animal pode ser positivo.
Como se especializar em oncologia veterinária?
Após entender o que é oncologia veterinária, se você tem interesse em seguir a área, deve saber que, assim como outras especialidades, ela funciona como uma pós-graduação.
Isso significa que o profissional deve primeiro obter um diploma em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, para só então se especializar na área.
O curso de pós-graduação em oncologia veterinária dura em média três semestres, embora existam diferenças de acordo com os detalhes da especialidade e da instituição de ensino. Ao fim, o profissional recebe um novo diploma e está apto para atuar nesse campo.
Considerando a escassez de profissionais especializados no diagnóstico e tratamento de câncer, saber o que é oncologia veterinária e obter essa formação traz grande valor para o currículo. Isso é especialmente verdade se existir experiência prática em clínicas e hospitais durante a qualificação.
Além da atuação direta com os animais, um oncologista veterinário pode se dedicar à carreira acadêmica.
Nesses casos, mantém-se um laço com uma instituição de ensino superior e são desenvolvidas pesquisas voltadas à área, buscando melhores soluções para os pacientes.
Como é o cenário profissional para estes especialistas?
Após entender melhor o que é oncologia veterinária, saiba que, na maioria das vezes, os profissionais desta área estão em uma etapa posterior do cuidado com os animais.
Na prática, o que se observa é que tutores levam o animal de estimação a um veterinário generalista, que, ao observar sintomas da condição, o encaminha ao especialista.
Por se tratar de uma especialidade pouco comum, a atuação desses oncologistas costuma acontecer nos grandes polos urbanos, em instituições geralmente associadas com universidades e centros de pesquisa. Apesar de raros, esses profissionais são bem valorizados.
Antes de atuar na área, é recomendado que profissionais ganhem experiência na clínica geral, seja em hospitais ou outras instituições que cuidem da saúde dos animais. Os ensinamentos obtidos nesses espaços contribuem para a sua formação.
Por fim, ao ler sobre o que é oncologia veterinária, é necessário mencionar que os avanços tecnológicos frequentes, especialmente ligados ao diagnóstico e tratamento, requerem que o especialista esteja sempre se atualizando. Com estudo contínuo, as perspectivas são animadoras.
Para os profissionais que trabalham com a oncologia veterinária, o uso dos conhecimentos obtidos na especialidade exerce um papel fundamental. São eles que possibilitam corretos diagnósticos e possíveis tratamentos, visando sempre a busca pela melhora da saúde animal.
Aqui no Centro de Desenvolvimento da Medicina Veterinária (CDMV) temos uma equipe de professores altamente capacitada e que ministra os mais diversos treinamentos. Sempre apresentamos novas opções de pós-graduação para que você seja destaque em seu setor de atuação.
Quer ficar por dentro de nossas dicas e receber os novos conteúdos? Inscreva-se em nossa newsletter e siga nosso perfil no Instagram!
Depois de ler o nosso texto sobre o que é oncologia veterinária, veja como é realizada a coleta de urina por cistocentese e saiba quais são os principais problemas oculares em gatos.