Embora seja uma condição comum, essa é uma doença séria e, assim, traz consequências graves ao animal. Por isso, trouxemos informações sobre as possíveis causas do problema, diagnóstico e como tratar anemia em cachorro para que possa conhecer mais sobre esse tema tão importante na área de veterinária.
A anemia em cães é a condição caracterizada pela redução dos glóbulos vermelhos no sangue. Estas células são responsáveis por transportar oxigênio pela corrente sanguínea. A princípio, há várias causas para isso, por exemplo, doenças, parasitas, má alimentação ou perda de sangue estão entre as principais.
A falta de ferro no sangue é uma das causadoras da condição. Normalmente, há alguns sintomas indicativos de que algo está errado (mas dependem da correta identificação dos tutores primeiro). Somente após essa observação que o veterinário pode fazer os exames e dar o diagnóstico.
Como em alguns casos, o problema pode ser identificado mais tarde. É importante saber o que fazer e como iniciar o tratamento do animal o quanto antes. Este é o tema que vamos abordar nesse artigo.
Você está no blog do Centro de Desenvolvimento da Medicina Veterinária (CDMV). Somos uma instituição especializada na formação prática dos profissionais de veterinária. Veja as nossas opções de pós-graduação!
O que causa anemia em cachorro?
Antes de você entender como tratar anemia em cachorro, saiba que ela pode ter diversas causas, sendo a perda de sangue uma das mais comuns. Sendo assim, se o cão sofrer uma lesão, acidente ou for submetido a uma cirurgia, há a probabilidade de surgimento do problema.
Outra causa comum é a presença de parasitas, por exemplo, pulgas e carrapatos. Estes são causadores da anemia hemolítica, condição em que o sistema imunológico do cão ataca e destrói seus próprios glóbulos vermelhos.
Além disso, uma dieta inadequada ou pobre em ferro, principalmente, também pode levar à anemia em cachorro. Por fim, enfermidades, a exemplo do câncer, doenças autoimunes e renais, bem como úlcera são causadores desta doença.
Principais sintomas de anemia em cães
Assim como outras condições, antes de saber como tratar anemia em cachorro, você deve identificar os sintomas para a realização do correto diagnóstico.
A anemia em cães leva a sintomas que, inicialmente, incluem mudanças comportamentais. Entre os sinais mais comuns, podemos destacar:
- Perda de apetite;
- Queda de pelos;
- Apatia;
- Palidez nas mucosas;
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Indisposição;
- Urina escura ou com presença de sangue;
- Dificuldade para respirar.
Entretanto, outras enfermidades compartilham dos mesmos sintomas (e você deve levar tudo isso em conta em sua pesquisa sobre como curar anemia em cachorro ou diagnosticá-la). Logo, a patologia só pode ser confirmada após consulta veterinária, a partir da qual são solicitados exames laboratoriais.
Além disso, boa parte desses sinais só serão identificados pelos tutores, o que torna ainda mais importante ao veterinário fazer o diagnóstico rápido porque, muitas vezes, o cachorro está doente há tempos.
Normalmente, a doença é identificada pelo hemograma, mas se necessário, exames complementares, como radiografia e ultrassonografia podem ser solicitados.
Veja como tratar anemia em cachorro
Antes de mais nada, o tratamento depende da causa da condição. Ou seja, se o motivo for uma lesão ou cirurgia, pode ser necessário recorrer a uma transfusão sanguínea. Por outro lado, se houver a presença de parasitas, são prescritos medicamentos específicos para eliminá-los.
Contudo, nos casos em que a anemia é causada por uma dieta inadequada, o veterinário deve recomendar um plano alimentar adequado, com suplementos e vitaminas, para ajudar a corrigir a deficiência de nutrientes.
Uma dieta rica em ferro e vitaminas para estimular a medula é uma maneira de como tratar anemia em cachorro.
Consequências da anemia em cachorro
Há quem não leve a anemia em cães a sério, mas o número de animais que morrem em decorrência desta condição não é baixo.
Só para ilustrar, quando o cão não tem glóbulos vermelhos suficientes para transportar oxigênio, seus tecidos e órgãos não recebem o que é necessário para funcionar adequadamente.
Isso causa fadiga, falta de ar, letargia, fraqueza muscular, perda de apetite, entre outros sintomas já descritos. Em casos graves, a anemia pode até ser fatal.
Como evitar anemia em cachorro?
A melhor forma de evitar a anemia em cachorro é, sem dúvidas, por meio de medidas preventivas e cuidados com a saúde do animal.
Logo, além de saber como tratar anemia em cachorro, você pode orientar os tutores sobre cuidados básicos que eles precisam seguir. Alguns passos simples podem ajudar a prevenir a condição, como:
- Deixar o cão livre de parasitas como pulgas, carrapatos e outros. Por isso, solicite a aplicação regular de medicamentos preventivos, manutenção do cronograma de vermífugos em dia, e a higiene do cão, bem como do ambiente onde ele vive;
- Alimentação adequada: a dieta deve ser equilibrada e rica em nutrientes essenciais, incluindo proteínas, ferro e vitaminas;
- Visitas regulares ao veterinário: exames de rotina e check-ups podem ajudar a detectar a anemia em no cão precocemente e permitir o início do tratamento o mais rápido possível;
- Evite o estresse e traumatismos: oriente tutores a reduzir o risco de lesões e traumas, proporcionando um ambiente seguro e saudável para o animal viver.
Todas essas indicações devem ser feitas aos tutores, principalmente em casos onde o cão já tenha tido a doença. Porém, você, como veterinário, pode orientar também em consultas regulares.
A anemia em cachorro pode ser uma condição grave. É importante estar atento aos sinais e sintomas e realizar o correto diagnóstico, assim que tiver contato com o animal doente.
Aqui no Centro de Desenvolvimento da Medicina Veterinária (CDMV) temos uma preocupação com a atualização dos profissionais da área. Sempre apresentamos cursos de especialização, atualização e pós-graduação para que você seja destaque em seu setor de atuação.
Acompanhe nossa agenda de cursos nas redes sociais. Siga agora o CDMV no Instagram!
Além de ver como tratar anemia em cachorro, aproveite e leia mais sobre as principais zoonoses no Brasil e conheça o melhor tratamento para luxação patelar em cães!