De acordo com pesquisa da CNN Brasil, o mercado veterinário cresceu 27% em 2021, quando comparado ao ano anterior. Esse cenário é comprovado por outros estudos, os quais apontam um aumento exponencial na busca por cuidados com os animais domésticos.
É aí que entra a importância de saber boas dicas de marketing para veterinários a fim de aproveitar todas as oportunidades. Por um lado, nunca antes houve tamanha demanda por cuidados com os animais, e, por outro, a concorrência também deve aumentar. Estas duas informações reforçam a necessidade do profissional da área se destacar.
A melhor forma de fazer isso é por meio de estratégias de marketing bem elaboradas.
Pensando nisso, nesse texto nós listamos 6 dicas importantes para que veterinários consigam destacar o seu negócio e serviços em um ambiente tão vasto e competitivo. Vamos lá!
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Confira 6 dicas de marketing para veterinários
Você pode seguir muitas estratégias para se destacar dos concorrentes. Contudo, algumas são mais fáceis de implementar. Veja abaixo as principais para começar com o pé direito e ganhar mais clientes na área. Confira!
1 – Desenvolva uma marca forte
É impossível desenvolver qualquer tipo de planejamento sem um forte senso de identidade. Criar uma marca envolve ter uma missão e valores bem definidos, os quais guiarão todas as decisões de divulgação associadas ao negócio.
Mais do que a marca, também é importante se preocupar com o marketing pessoal. Que valor, você, profissional da veterinária, agrega para o negócio? Atividades como investimento em uma pós-graduação e realização de trabalhos voluntários ajudam a valorizar seu portfólio.
Em relação ao negócio em si, entre as dicas de marketing para veterinários, podemos citar estratégias de e-mail marketing, a criação de campanhas de venda em datas comemorativas importantes e relevantes, a criação e manutenção de um site institucional.
2 – Mantenha uma presença nas redes sociais
As redes sociais são os espaços digitais onde os usuários da internet passam a maior parte do seu tempo. Naturalmente, isso significa que estar presente nelas significa estar visível aos olhos do público, o que leva ao aumento da base de clientes em potencial para o negócio e é algo crucial no marketing para veterinários.
É preciso não somente criar perfis nas redes sociais, mas usá-los de maneira significativa.
Isso necessariamente envolve conhecer o público-alvo e saber em quais espaços eles passam a maior parte do tempo, a fim de evitar desperdício de recursos e investimentos.
3 – Produza conteúdo relevante
Essa dica de marketing para veterinários anda de mãos dadas com a anterior. Descobertas quais são as redes onde o público-alvo do seu negócio está, surge a necessidade de desenvolver conteúdos para elas.
O desafio é encontrar um balanço entre o que as pessoas procuram e o que a marca oferece.
Investir na criação de conteúdo de qualidade é essencial!
É altamente recomendado que, além da contratação de profissionais de marketing para a alimentação das redes, os próprios veterinários se dediquem a escrever materiais relevantes, de acordo com sua expertise.
Compartilhar conteúdos de terceiros ajuda, especialmente quando existe uma parceria profissional. Se a sua clínica não trabalha como a neurologia veterinária, por exemplo, pode ser interessante trocar materiais com profissionais dessa especialidade em suas redes.
4 – Invista em propaganda
Embora o compartilhamento orgânico de materiais seja a maneira mais eficiente de alcançar clientes em potencial, ela é também a mais difícil.
Dessa forma, surge a necessidade de investir em anúncios em redes sociais e em ferramentas de busca online, como o Google.
Por isso que uma de nossas dicas de marketing para veterinários é investir em várias frentes de divulgação, tanto de maneira online quanto offline.
Nesse segundo caso, se faz necessário conhecer seus concorrentes e desenvolver estratégias específicas. Todas essas soluções exigem investimentos de tempo e dinheiro.
5 – Fique atento às normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária
Até o momento nós falamos sobre estratégias sem explorar um dos elementos mais importantes de todos, aquele que rege as estratégias de divulgação de profissionais da área online e offline: as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária!
Como é de se esperar, negócios que envolvem a oferta de serviços de saúde animais estão sujeitos a parâmetros mais rígidos do que outras organizações. A burocracia pode parecer incômoda, mas existe uma preocupação com a ética da divulgação dos trabalhos.
O marketing que desconsidera as normas do CFMV não somente é ineficaz, como prejudica o negócio. Dessa forma, é imprescindível que qualquer estratégia elaborada esteja de acordo com as regras do órgão regulador, a fim de garantir a ética e a honestidade.
6 – Ofereça preços competitivos
De nada adianta aproveitar as dicas de marketing para veterinários direcionadas se os serviços não são efetivamente contratados.
Esse elemento envolve não somente um trabalho de qualidade, mas preços competitivos, que coloquem o serviço do profissional ou da organização em evidência.
Algumas estratégias incluem o oferecimento de descontos para primeiras visitas (ou revisitas, a fim de fidelizar clientes), condições de compra diferenciadas (com diferentes métodos de pagamento) e a disponibilização de mimos, como amostras de produtos para animais.
É importante ter em mente que, embora o marketing não seja o elemento mais importante do trabalho de um veterinário, suas técnicas informam a maneira como o público terá contato com os serviços de um profissional da área. Nesse sentido, suas estratégias são essenciais.
Agora é com você! Coloque em prática essas dicas de marketing para veterinários em sua clínica e avalie qual traz o melhor resultado. Se tiver alguma outra para compartilhar, deixe seu comentário!
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