Por ser um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados em clínicas e hospitais veterinários, é importante você, como profissional da saúde animal, saber como funciona a castração de cachorro, mesmo que sua área seja outra.
Essa é uma cirurgia bastante acessível (considerando sua segurança e baixos custos) e que traz muitas vantagens, por isso é importante conhecer mais sobre esse tema.
Vale considerar que a castração de cachorros é diferente para machos e fêmeas. Na verdade, até a nomenclatura varia um pouco: enquanto as cirurgias em cães são chamadas de “castração”, procedimentos em cadelas são referidos como “esterilização”.
Independentemente da nomenclatura, é importante que os profissionais da medicina veterinária conheçam os diferentes jeitos de se realizar essas cirurgias. Abaixo, nós listamos as 4 principais, bem como as técnicas que podem ser usadas para realizá-las. Vamos lá!
Quer se especializar neste tipo de cirurgia? Conheça o nosso curso de técnicas de castração.
Quais são os tipos de esterilização em fêmeas?
Começando a falar sobre como funciona a castração de cachorro, vale a pena conhecer sobre o procedimento realizado nas fêmeas.
A esterilização em fêmeas normalmente envolve procedimentos mais delicados do que a castração em machos. Nos dois casos são realizadas incisões, mas as cadelas levam mais pontos, o que se reflete em um período mais longo antes da sua recuperação completa.
De maneira geral, existem dois principais tipos de esterilização em fêmeas: a ovariectomia e a ovariohisterectomia.
As duas se diferenciam em nível de complexidade e costumam ser indicadas para situações específicas, de acordo com o quadro do animal e recomendação médica.
Ovariohisterectomia
Se você quer saber como funciona a castração de cachorro, é importante entender que a ovariohisterectomia é o tipo de cirurgia mais realizada para a esterilização de cadelas.
O procedimento consiste na retirada do útero e dos ovários, o que impede a procriação e também agrega o benefício de diminuir as chances de aparecimento de alguns tumores.
Por acrescentar a vantagem da prevenção de uma série de problemas de saúde, a ovariohisterectomia é bastante indicada por profissionais, mesmo para cadelas que não tenham contato com machos (e consequentemente não possuam chances de engravidar).
Ovariectomia
A ovariectomia é similar à ovariohisterectomia, com a diferença de que aqui são retirados somente os ovários, mantendo os úteros.
Essa cirurgia de esterilização consegue o mesmo resultado da ovariohisterectomia (na prevenção da gravidez), mas não é tão utilizada.
Tipos de castração em machos
Como mencionado no tópico anterior, o procedimento no macho é consideravelmente mais simples do que as cirurgias realizadas nas cadelas.
Como consequência, o tempo de recuperação após os procedimentos é mais curto, o que é benéfico para a saúde do animal.
Os dois principais tipos de castração em machos são a orquiectomia e a vasectomia. Apesar da relativa facilidade dos procedimentos, o fato de que a procriação de cachorros não causa tantos problemas ao tutor quanto a de fêmeas, faz com que acabe sendo menos procurada.
Orquiectomia
Para entender como funciona a castração de cachorro, saiba que a orquiectomia é a cirurgia mais realizada. Neste tipo de procedimento, retira-se os testículos do animal.
A operação tem como vantagem adicional o fato de que costuma resolver alguns problemas de comportamento e agressividade.
Vasectomia
A vasectomia não é tão frequente quando a orquiectomia por ser uma cirurgia mais delicada e com os mesmos benefícios de prevenção da procriação.
Nela, o que ocorre é o interrompimento da passagem dos espermatozoides, um princípio similar à cirurgia humana.
Outros métodos de castração de cães
Ao explicar como funciona a castração de cachorro, falamos sobre quatro cirurgias de acordo com as suas realizações convencionais.
Apesar disso, alguns desses procedimentos podem ser feitos com o auxílio de diferentes técnicas, as quais trazem algumas vantagens para o veterinário e para o animal.
Técnica do gancho
A castração com gancho é o nome dado a alguns procedimentos de esterilização, mas não é um tipo diferente. Na verdade, trata-se de uma técnica que pode ser aplicada tanto para a ovariohisterectomia (realizada nas fêmeas), quanto para a orquiectomia (feita em machos).
Como funciona a castração de cachorro nestes casos? Em fêmeas, o objeto auxilia na apreensão do corno uterino, o que requer uma incisão de tamanho menor. Nos machos, por outro lado, ela ajuda na remoção do cordão espermático. A técnica do gancho vem sendo usada cada vez mais.
Os motivos para a sua popularização em tempos recentes são as vantagens que ela traz. Entre esses benefícios nós podemos citar a redução do tempo da cirurgia, a diminuição dos riscos com anestesias e a facilidade do processo de recuperação, que acontece mais rápido.
Incisão nos flancos
A técnica da incisão nos flancos tem usos bem específicos, sendo geralmente recomendada para situações em que a glândula mamária do animal está aumentada ou para os casos em que a cadela é feroz e/ou ficará muito tempo sem ser supervisionada após a cirurgia.
Assim como a técnica em gancho, a incisão nos flancos é uma maneira de realizar a ovariohisterectomia.
A retirada do útero e dos ovários é feita por meio de acesso ao flanco. A incisão é pequena e a apreensão do corno uterino também usa a ajuda dos ganchos.
A partir das possibilidades cirúrgicas e técnicas, o profissional veterinário deve recomendar ao tutor o melhor tipo de operação e explicar como funciona a castração de cachorro, considerando o animal de maneira individual. A partir da realização do procedimento, paciente e o seu cuidador se beneficiam de uma melhor qualidade de vida.
Inscreva-se em nossa newsletter e siga nosso perfil no Instagram para receber nossos novos conteúdos.
Aqui no Centro de Desenvolvimento da Medicina Veterinária (CDMV) temos uma grande preocupação com o seu aprendizado. Por isso, sempre investimos em novos cursos de especialização e de pós-graduação com uma metodologia exclusiva e inovadora.