Atuar junto ao exército é o sonho de alguns profissionais da área veterinária, apesar da escolha não ser tão comum. Contudo, esta é uma das muitas possibilidades que a carreira permite.
O trabalho nas forças armadas não é muito divulgado, uma vez que não são os veterinários que estão na linha de frente. Entretanto, isso não quer dizer que ele não seja essencial, pelo contrário, é um papel fundamental.
Entre as etapas para decidir sobre uma formação superior, é bem provável que você se interesse em saber a remuneração média de uma determinada carreira. Uma dúvida muito comum é: quanto ganha um médico veterinário do exército? A resposta não é tão simples e vamos explicar melhor!
Pensando nisso, a CDMV preparou esse artigo para quem está planejando seguir carreira veterinária nas forças armadas. Boa leitura!
O que faz um médico veterinário do exército?
O trabalho do profissional desta área dentro do exército é bastante amplo. Praticamente todas as especialidades da medicina veterinária podem ser aplicadas de acordo com os aspectos estratégicos e táticos de guerra.
É possível atuar com segurança alimentar e inspeção de alimentos para evitar que ocorram zoonoses e outras doenças. Para isso, deve-se fiscalizar e garantir o cumprimento de medidas recomendadas.
A atuação com clínica médica é outra vertente. Nesse caso, os cuidados são diretos com os animais como: cães, cavalos e outras espécies que auxiliam no trabalho do exército.
Animais silvestres também devem ser tratados quando encontrados, afinal, existe todo um trabalho ambiental envolvido.
A reprodução dos animais entra na lista de atividade dos profissionais, visando sempre a melhoria genética das espécies. Inclusive, sobre este tema, vale a leitura do texto sobre troca de embriões em equinos.
Um dos deveres do veterinário é tornar o ambiente mais saudável para pessoas e animais por meio da gestão de resíduos, evitando assim a transmissão de doenças.
Como estamos falando de uma carreira nas forças armadas, existem preocupações com a defesa química, biológica e nuclear. Logo, ao pensar em quanto ganha um médico veterinário do exército, lembre-se que existem riscos envolvidos.
Há muitos outros campos em que se pode atuar, como em ações comunitárias, missões de paz, controle de água, vacinas e laboratórios de inspeção.
Quanto ganha um médico veterinário do exército?
Quando falamos em faixa salarial, saiba que esta é apenas uma base, visto que é possível ter diferentes ganhos devido às suas especializações.
O salário do médico veterinário do exército é estimado em R$ 7.000,00. Entretanto, é preciso passar pelo curso de formação inicial e depois esse valor aumentará para cerca de R$ 8.300,00.
Vale ressaltar que o profissional receberá outros valores além do salário, como férias, 13º salário e bonificações pela progressão de patente dentro do exército. Ou seja, a remuneração aumenta de acordo com o tempo de atividade.
Com esses valores, o pagamento inicialmente é quase que o dobro da média salarial de veterinários no Brasil.
O que é preciso para se tornar médico veterinário do exército?
Se a intenção é ser um profissional do exército, é preciso ter atenção ao edital da vaga disponível. Geralmente, os concursos impõem idade máxima de 36 anos e mínima de 20.
É necessário ser brasileiro e ter concluído o curso de Medicina Veterinária em uma instituição de ensino superior com diploma reconhecido pelo MEC. Outro ponto que costuma ser abordado no edital é a altura mínima, que varia entre homens e mulheres.
Claro que após cumprir esses requisitos é necessário fazer a inscrição para o concurso. Somente se aprovado é que poderá exercer a profissão e fará parte do quadro permanente das forças militares.
Além disso, outra forma de ingresso no exército é como oficial temporário. Nesse caso é feita uma seleção conforme a necessidade de cada localidade. Ela consiste em uma banca avaliadora que analisa o currículo e aplica uma prova de aptidão física.
Nesse último caso, o profissional poderá permanecer na função por até 8 anos.
Quando ocorre a seleção?
Se depois de saber quanto ganha um médico veterinário do exército você decidir por essa carreira, saiba que as seleções podem acontecer a qualquer momento e são divulgadas na imprensa. É preciso ficar atento às publicações!
Os editais dos concursos podem sair a qualquer mês e são destinados para atuação em uma determinada localidade ou para todo o país. Quando uma seleção é publicada, o candidato terá um período de tempo para fazer suas inscrição e se preparar para a prova.
Você pode ampliar o seu currículo com a realização de cursos livres. Eles vão capacitá-lo para ser auxiliar veterinário, auxiliar de radiologia ou instrumentador cirúrgico. Além deles, se já tiver concluído a graduação, existe a possibilidade de fazer uma pós-graduação e se especializar em uma determinada área.
Aproveite para seguir o perfil do CDMV no Instagram. Lá sempre temos diversas dicas profissionais e divulgação de novos cursos!
Após descobrir quanto ganha um médico veterinário do exército, aproveite e leia aqui: